Hemerocallis

Resultado de imagem para Hemerocallis fotos


Hemerocallis é um pequeno gênero botânico de plantas com flores pertencentes a família Hemerocallidaceae. O nome Hemeroccallis tem sua raiz no grego, significando dia e beleza, ou seja, beleza de um dia, fato que se refere à duração de apenas um dia de suas flores. Também são conhecidas como lírio-de-um-dia.

Resultado de imagem para Hemerocallis fotos



Nome botanico: Hemerocallis hybrida L.

Nomes Populares: hemerocale, lírio-de-um-dia

Família: Família Aspholedaceae

Origem: Originária da Ásia, Europa.

Planta herbácea de altura em torno de 0,60 a té 1,00 metro, rizomatosa e entouceirada.

As folhas são estreitas e longas, saindo diretamente do rizoma. As flores são de cores amarelas, laranjas, marrom-avermelhadas e têm a forma que lembra o lírio.

O Hemerocallis flava apresenta flores amarelas e o Hemerocallis fulva na cor laranja. Floresce do fim da primavera até o início do outono. Pode ser cultivada em todo o país, inclulsive em regiões frias.

Necessita de sol e solo rico em material orgânico. Após o delineamento do canteiro utilizar adubo animal de curral bem curtido, cerca de 3 kg/m2, incorporando ao solo remexendo bem.

Plantar as mudas com espaçamento de 0,60 até 1,0 metro, para permitir o crescimento da touceira. Quando em grandes canteiros, desencontrar as linhas. Não se esquecer de regar bem após o plantio.

Para adubação de reposição fazer uma mistura num balde de esterco de curral curtido com composto orgânico e colocar ao redor das mudas, regando a seguir.

Os tratos culturais para esta planta são simples e consistem somente na limpeza de flores e folhas secas.

Para reproduzir esta bela planta, deveremos retirar a touceira do chão e lavar bem para expor os rizomas.

Com faca limpa e afiada cortar, separando em pedaços, onde cada muda deverá ficar com um pedaço de rizoma com 1 a 2 gemas. Poderá na ocasião cortar as folhas, deixando uns 15 cm apenas.

Plantar no canteiro ou em recipiente para cultivo, com solo enriquecido com adubo animal e composto orgânico, mais torta de mamona ou farinha de ossos, misturando em um balde 1 kg de adubo curtido para 100 gramas de farinha de ossos ou torta de mamona e composto orgânico suficiente para o plantio.

Regar bem e deixar em cultivo protegido. Aguardar o desenvolvimento das novas folhas e início do florescimento para o plantio em local definitivo .

Melhor época de fazer isto é no inverno ou início da primavera.

Deixe um comentário